Dicas Enxovais

Como tirar manchas de colchões e roupas de cama

Vários tipos de manchas podem deixar suas roupas de cama ou colchões sujos. As mais comuns são de suor, sangue, gordura e até mofo naquelas que ficam guardadas e que só saem do guarda roupa nas épocas mais frias do ano. Mas não se desespere, para cada tipo de mancha há uma solução.

As primeiras dicas são para retirar manchas dos colchões. Vale lembrar que: antes de efetuar a limpeza, é importante observar as instruções de lavagem do produto. Não aplique muita água ou tira manchas, pois assim o colchão ficará encharcado:

– Manchas não identificadas, a limpeza pode ser feita com sabão em pó dissolvido em água. Utilize um borrifador, espalhando e esfregando aos poucos cada uma das manchas;
– Manchas de sangue: aplique uma pequena quantidade de sabão líquido (próprio para roupas) no local afetado. Esfregue suavemente com uma escova de dentes e enxague com água fria (isso é muito importante, pois a água quente pode fixar ainda mais a sujeira no colchão);
 –  Manchas que resistem a não sair: aplique uma pastinha de bicarbonato de sódio depois de usar o sabão líquido. Deixe por uma noite e, no dia seguinte, aspire o resíduo final;

 –  Evitar novas manchas: recomendamos que use um protetor de colchão. Temos diversas opções de produtos em nossa loja virtual, desde capa até protetor impermeável. Dessa forma o colchão ficará sempre protegido acidentes que possam ocorrer durante o dia a dia.

Para as roupas de cama: o ideal é que sejam verificadas as instruções de lavagem, assim é garantido que o produto não seja danificado.

Capa de Edredom (Duvet) Super King Dolce Vitta 100% Algo 400 Fios – Fio Egípcio – Azul

 – Se a roupa de cama estiver guardada há menos de 6 meses: pode acontecer de aparecerem manchas, dependendo da umidade de cada região pode até aparecer mofinhos no tecido. Você pode colocá-la em um recipiente com água quente e sal, deixando submersa até que a água esfrie. Em seguida, lave-a normalmente.
 – Mofo avermelhado: mergulhe a roupa de cama em um recipiente com um pouco de fubá e água fervente. Deixe-a mergulhada ali por alguns minutos e depois que a água estiver fria enxágue novamente o tecido;
-Mofo em tecidos coloridos, mergulhe apenas a parte que estiver manchada em um recipiente com leite fervendo até que a sujeira desapareça. Em seguida, lave a parte que manchada com água morna e vinagre branco. Esta dica serve também para toalhas de banho ou de rosto mofadas.

Já para sujeiras e manchas recentes, temos dicas que deixarão a roupa de cama limpinha e pronta para uso!

– Chiclete: aplique gelo sobre ele até que endureça e assim você poderá retirá-lo com facilidade. Outra dica é deixar a roupa de cama por algum tempo no congelador, mas cuidado para não deixar o chiclete tocar em outras áreas da sua roupa de cama.
 – Ferrugem: aplique sal e suco de limão verde sobre a mancha e deixe em um local que tenha incidência de sol ou para agilizar o processo, coloque um tecido branco sobre a mancha e passe um ferro quente sobre ela. Feito isso, lave normalmente a roupa de cama;
 – Graxa: aplique um sabonete branco em barra sobre ela. Esfregue suavemente e, em seguida, lave normalmente a peça;
 – Gordura: utilize um sabonete branco (em barra) ou talco, em seguida deixe agir sobre a mancha até que ele a absorva totalmente. Feito isso lave normalmente a roupa de cama.
 – Suor: aplique sumo de limão sobre as manchas de suor, colocando-a de molho logo depois disso. Lave normalmente a peça em seguida;
 – Vinho ou bebida com cor: aplique água morna o mais rápido possível. Em seguida, lave a peça normalmente.

Vale lembrar que: nossas dicas são caseiras e não seguem nenhum critério técnico.

Siga passo a passo e tome muitos cuidados para não manchar ainda mais seu colchão ou roupa de cama. Em caso de dúvida, procure um profissional.

Até a próxima dica! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.